quarta-feira, 12 de março de 2008

Pense por si…

O mass media, órgãos de comunicação social, tais como: televisão, jornais, revistas, rádio, imprensa, etc, apresentam-se hoje em dia como um todo poderoso omnipotente da opinião pessoal. O público que assiste a estes mass media limita-se apenas a “ouvir e calar” como diria o bom português. O principal objectivo destes mass media é satisfazer as necessidades do publico alvo. Este publico alvo após receber a informação, contenta-se com o que vê e com o que ouve e, apesar de nos tempos que correm o publico já ser um pouco mais duvidoso com o que ouve e vê, absorve esta informação não tendo a mínima preocupação em tratá-la, ou seja, não se preocupa em pesquisar ou analisar os dados que lhe são transmitidos.
Quando falo em duvidar, falo de dúvidas que o publico alvo tem quando considera a informação dada pelos mass media. Estas duvidas têm vindo a surgir com mais frequência com o aparecimento dos self media. Self media são órgãos de comunicação, mas desta vez a informação é escolhida pelo receptor. Um exemplo de self media é a Internet.
Mas deixando-nos de explicações, vamos então dar alguns exemplos de como os mass media formatam a opinião pessoal de cada um. Os recentes artigos elaborados pela quase totalidade dos jornalistas portugueses que abordam assuntos relacionados com o governo, limitam-se a caluniar tudo o que governo fez e faz de momento. Estes artigos nunca divulgam nada que o governo actual português tenha realizado de bom para o povo. Isto deve-se ao facto de a população ter mudado a sua mentalidade em relação ao governo devido à crise que se faz sentir no país, logo os mass media limitam-se a divulgar apenas o que o povo pretende ouvir e ver. Posso também dar outro exemplo completamente diferente, como por exemplo a influência que a novela “Morangos com Açúcar” tem sobre os jovens adolescentes da minha geração. O modo de se vestirem, o modo como falam e até o modo como agem é influenciado por esta telenovela. Costuma-se até dizer que os jovens hoje em dia vestem-se “à Morangos com Açúcar”.
Talvez esta influência seja assim tão acentuada porque a utilização dos self media tornou-se numa utilização pouco económica e de algum difícil acesso. Iremos esperar para ver a evolução dos self media, para que assim cada pessoa possa ter um opinião mais pessoal e não tão influenciada por estes mass media.

1 comentário:

... disse...

rever erros...
Nomes próprios...
palavras justapostas...